5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida, em 1972, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Nesta data, o Roteiro Solidário chama a atenção sobre o chamado óleo de cozinha.

O óleo de uso doméstico despejado em pias de cozinha causa entupimento nos ralos das residências, na tubulação da rede de esgoto e gera problemas ambientais graves, como a poluição de rios, lençóis freáticos e de estações de tratamento de água.

* Uma gota de óleo contamina um litro de água.
**O óleo de cozinha pode ser transformado em sabão (receita aqui) ou reutilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Amanhã, o Roteiro Solidário indicará algumas instituições, no Recife, que recebem (e até fazem coleta domiciliar) do óleo de cozinha.

2 comentários:

  1. aaah, eu sabia que era possível fazer sabão, mas pq não ensina a receita então? e outra boa, postem aqui as instituições que fazem coleta de oleo de cozinha/ de pilhas, baterias usadas, essas coisas são muito úteis. :D

    ResponderExcluir
  2. No bompreço faz a coleta do óleo.é só colocar em garrafa pet e depois deixar no lugar indicado. e eles destinam as fabricas que reutilizam ele.
    um beijo

    ResponderExcluir