16 de maio de 2011

Onde doar - Médula óssea

Uma ação conjunta da Associação Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) conseguiu reunir, na última quarta-feira, na Cidade Universitária, no Recife, 471 novos doadores de medula óssea.

Ordinariamente, no Recife, os doadores devem se dirigir ao HLA Diagnóstico, um laboratório privado contratado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 54 anos e não ser portador de câncer ou do vírus HIV.

Ao chegar ao laboratório, o voluntário vai preencher uma ficha e terá 4 ml de sangue coletado. Os genes serão mapeados e as informações enviadas para o Registro Nacional de Doadores (Redome) e para o Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), que funcionam no Rio de Janeiro.  Caso ocorra compatiblidade com algum paciente, o doador é chamado para uma nova etapa de exames.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem 1.073 brasileiros com leucemia, câncer do sistema linfático, tipos graves de anemia, entre outras doenças, à espera de uma doação compatível. Entre irmãos, a chance de compatibilidade é de apenas 25%. Por essa razão, é tão importante o aumento do número de doadores.

Laboratório HLA Diagnóstico
Rua Gonçalves Maia, 113
Boa Vista - Recife.
Fone: (81)3421.3387 ou 3423.5156.

O laboratório fica localizado ao lado do Consulado Americano.

Outras informações: http://www.atmo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário